♪ Nasce o sol a 2 de julho, brilha mais que no primeiro. É sinal que neste dia, até o sol é brasileiro ♪

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Palácio Rio Branco abrirá neste feriado de finados

Palácio Rio Branco abriga três exposições que estarão abertas no feriado de finados. 


Para quem quer curtir programação cultural no feriado de Finados, uma das opções é o Palácio Rio Branco, um dos mais antigos palácios do Brasil, onde se pode visitar três exposições: “Centro Antigo: A História do Brasil Vive Aqui”, “Memorial dos Governadores” e “Gente de Quilombo: força e poesia”. A visitação estará aberta no feriado de Finados, (02/11), das 10h às 18h, com acesso gratuito.
Na exposição Centro Antigo: A História do Brasil Vive Aqui o visitante irá conhecer a história da Bahia através de painel explicativo e cronológico sobre o Centro Antigo, desde a fundação da cidade em 1549 até o tempo atual. Um box especial mostra, através de oito telas em LCD, imagens do programa Pelourinho Cultural, coordenado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – IPAC. Tocando nessas telas o público poderá conhecer as 14 proposições do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador. A exposição fica em cartaz até o dia 19 de novembro.
Além da exposição sobre o Centro Antigo de Salvador, o público poderá conferir o novo Memorial dos Governadores da Bahia, onde é mantido um importante acervo com peças, objetos e documentos dos políticos que governaram o Estado.  O Memorial foi reformado e teve sua concepção tipográfica alterada. Na nova configuração, as 17 vitrines foram organizadas por períodos históricos, ao invés de ser divididas por governadores. A divisão está da seguinte forma: República Velha -1889 a 1930; Era Vargas – 1930 a 1945; Intervalo Democrático – 1945 a 1964; Ditadura Militar -1964 a 1985 e o Período de Redemocratização do Brasil (painel informativo) – 1986 a  2010.
Já a exposição Gente de Quilombo mostra o olhar dos fotógrafos Álvaro Villela, Márcio Lima e Rita Cliff sobre a vida em comunidades quilombolas distantes dos centros urbanos. As fotografias revelam rostos, lugares, horizontes e gestos transformados em poesia visual, sem perder a força documental, sem deixar de traduzir a história de luta do povo quilombola. A exposição reúne imagens das comunidades de Barra e Bananal (Rio de Contas), Mangal Barro Vermelho (Sítio do Mato) e Rio das Rãs (Bom Jesus da Lapa), que foram os primeiros quilombos baianos a garantir a titulação da terra. A exposição foi aberta no último dia 27/10 (quarta feira) e integrou a programação do Encontros de Culturas Populares.

Programação Detalhada
Observação:
Sexta Feira e Sábado (29 e 30/10) – |abertura normal, respeitando horário de cada museu|
Domingo (31/10) – |Museus FECHADOS em virtude das eleições presidenciais|
Segunda (01/11) – | Museus FECHADOS em virtude de Expediente interno e manutenção de acervo|

Outras programações:
http://becocultural.com.br/?p=13693


Nenhum comentário:

Postar um comentário