♪ Nasce o sol a 2 de julho, brilha mais que no primeiro. É sinal que neste dia, até o sol é brasileiro ♪

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Aproveite esse momento para curtir e recarregar energias

 Férias! Ter tempo pra descansar, se divertir, descobrir novos lugares, estar com a família… Para algumas pessoas, apenas uma lacuna no tempo entre um período de trabalho e outro. Sim, porque muitos de nós desaprendemos o que é ter tempo livre. Em que turma você está? Na turma dos que se desgastam só de pensar em não ter o tempo preenchido, agendado, contado? Na turma que aproveita o momento presente e sempre encontra tempo livre?
A palavra férias vem do latim feria -ae, singular de feriae -arum, que era, para os romanos, um dia em que não trabalhar era uma prescrição religiosa. Podemos entender, então, que se tratava de um período sagrado. Se trouxermos para nossa experiência atual, que tal pensarmos nas férias como dias sagrados para o autocuidado, estar junto de quem amamos, viver momentos de paz e alegria? Um sagrado tempo para recarregar as energias. Aceite o desafio de ter um tempo para você! Nosso corpo e nossa mente precisam de descanso e o merecem.

Está sem dinheiro e acha que não dá para fazer nada? Um momento em família, em casa mesmo, já pode ser transformado numa grande diversão. Uma sessão de cinema com direito a pipoca, sala escura e até bilhete de entrada! Sair para passear com o bichinho de estimação. Ir à biblioteca mais próxima (o que? Você não tem nem ficha na biblioteca? Não tem tempo para isso? Você está de férias, vamos lá!) e se entregar à leitura pelo simples prazer da mesma, nada de temas profissionais! Que tal afastar os móveis da sala e se entregar à dança? Uma música animada e pronto: o corpo já vai te levar! Inspiração? Uma cena animada de um musical, como Mamma Mia, pode liberar os movimentos em você! (Especialmente, a cena em que a clássica dos anos 70, Dancing Queen, aparece não deixa ninguém parado!) Aproveite para se cuidar. Dormir no tempo certo, observar a alimentação, transformar hábitos, fazer o que lhe dá prazer.
Se puder viajar, aproveite também o momento para relaxar. Nada de controles exagerados: se as coisas não saem como planejamos metodicamente, ficamos frustrados. Experimente os roteiros menos tradicionais, conheça a cultura local como ela é realmente vivida. Abra-se para conhecer pessoas e suas histórias. Nada melhor para a mente do que abrir-se ao novo. Não era Einstein quem dizia que a mente ao se abrir a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho natural? Então, expanda! Se a viagem for em família, curta os pequenos momentos, inspire-se na alegria das crianças que curtem cada instante com tanta intensidade. Entregue-se ao sabor de cada pequeno gesto e descoberta, entregue-se à sensação de vida.
 
Seja como for (em casa, no campo, na praia, passeando, lendo, descansando…), aproveite o momento e permita-se, simplesmente, permita-se. Viva o momento e sinta a alegria de curtir o tempo à sua maneira. Você pode! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário