♪ Nasce o sol a 2 de julho, brilha mais que no primeiro. É sinal que neste dia, até o sol é brasileiro ♪

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Exposição Caixa Cultural
Mostra: "Kuarup - a última viagem de Orlando Villas Bôas" lança um novo olhar sobre a vida e obra do indianista. 

Esta exposição busca recuperar um pouco do imenso legado humanistico, social e político dos irmãos Villas Bôas. Por quase seis décadas, Orlando (1914-202), Cláudio (1916-1998) e Leonardo (1918-1961) fizeram do contato, da convivência e da solidariedade com inumeros povos indígenas o seu impulso vital.
Quando se integraram, em 1943, na Expedição Roncador-Xingu, organizada pelo governo Vargas (1930-1945), os poucos mais de 40 milhões de brasileiros ainda viviam próximos da faixa litorânea e, praticamente, desconheciam o interior do País.
Era o início do que se chamou de Marcha para o Oeste, em cujo caminho nasceram dezenas de cidades e vilas, campos de aviação, estradas e obras de infraestrutura.
Orlando, Cláudio e Leonardo perceberam que os povos indígenas, até então isolados, seriam literalmente massacrados pelo processo de interiorização do País se não recebessem a devida proteção do Estado brasileiro.
O empenho pessoal dos Villas Bôas resutou, em 1961, na criação do Parque Nacional do Xingu, atualmente denominado Parque Indígena do Xingu. É considerado pela UNESCO, o mais belo mosaico linguistíco-cultural das Américas.
Um pouco dessa verdadeira epopéia está registrada nas salas do Espaço CAIXA Cultural, culminando com uma mostra de fotos da grande homenagem feita pelos povos do Xingu, em 2003. Trata-se de um Kuarup, a cerimônia dos mortos, que reuniu mais de duas mil pessoas, registrado em imagens de Renato Soares.
A tragetória dos Villas Bôas não são apenas as vidas de três indivíduos. São veios essenciais da construção de uma nação tolerante, solidária e plural entre seus povos e suas culturas.

A visitação da exposição é gratuita, no período das 9h às 18h de terça a domingo, até o dia 30 de janeiro de 2011, no Espaço CAIXA Cultural Salvador - Rua Carlos Gomes, 57, Centro - Salvador-Ba.
Clique na imagem ↑ e veja as fotos


CAIXA Cultural Salvador
(71) 3421-4200 e (71) 3421-4216
cultura.ba@caixa.gov.br

www.caixa.gov.br/caixacultural




2 comentários:

  1. Os Editores do Blog Guerra e Armas querem entrar em contato com você!!

    Ótimo Blog, parabéns!!!

    blogguerraearmas@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. pronto,j-a te linkei no meu.vlw

    abraço da casa do historiador.

    ResponderExcluir