♪ Nasce o sol a 2 de julho, brilha mais que no primeiro. É sinal que neste dia, até o sol é brasileiro ♪

sábado, 13 de agosto de 2011

213 anos da Revolta dos Búzios: Heróis Negros do Brasil


Líderes são reconhecidos como heróis nacionais

HISTORIA - Lei inclui Revolta dos Búzios como marco pelos ideais de liberdade

Há exatamente 213 anos Salvador foi palco de um dos mais Importantes movimentos libertários do País: a Revolta dos Búzios. Hoje a população baiana celebra o episódio marcado pela participação popular e comemora o reconhecimento dos quatro lideres negros do movimento como heróis nacionais. No último dia 4 de março, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.391, que determina a inscrição dos no-mesdos líderes da Revolta dos Búzios no Livro de Aço dos Heróis Nacionais.

Os quatro líderes João de Deus do Nascimento (24 anos), Lucas Dantas de Amorim Torres (24), Manuel Faustino Santos Lira (23} e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga (36) foram enforcados e esquartejados na Praça da Piedade (Centro) pois reivindicavam os ideais de liberdade e igualdade racial no País. Em 2004, a Prefeitura de Salvador homenageou os heróis com a colocação dos bustos dos mártires no local. Após ação de vândalos, os bustos foram retirados para restauração.

"O reconhecimento deles como heróis da pátria é um fato extraordinário no Brasil. A história oculta desses lideres transformou-se em uma história popular. Eles são os primeiros baianos que se tornam heróis nacionais. Esse reconhecimento é um momento multo Importante para todos aqueles que lutam pela igualdade no País", destacou o presidente do bloco Olodum, João Jorge Rodrigues.

O reconhecimento da importância dos lideres do movimento surgiu a partir do projeto de lei do deputado federal Luiz Alberto (PT), em 2009. "Guando apresentei o projeto de lei, por sugestão do bloco Olodum, não houve resistência da Câmara e foi aprovado em um tempo rápido. Quando chegou às mãos da presidente, foi logo sancionado. Uma vitória para o povo brasileiro", disse.

inspirado nos ideais da fase popular da Revolução Francesa. o movimento também conhecido como Conjuração ou inconfidência Baiana, Revolta das Argolinhas ou dos Alfaiates ocorreu em agosto de 1798. Contou com a participação de escravos e seus descendentes, pretos e pardos, soldados, pequenos comerciantes, artesãos e mulheres negras.



Homenagens


Diversos eventos acontecem hoje na cidade em homenagem àqueles que deram a vida na luta pela independência e mudança social na Bahia. A Escola Criativa Olodum e demais grupos culturais realizam uma caminhada, às 15h. com saída da Praça da Piedade até a Praça Municipal exaltando os heróis da revolta. Em seguida, às 17h, a Secretaria Estadual de Cultura, através da Fundação Pedro Calmon, realiza a conferência "Revolta dos Búzios: Heróis Negros do Brasil", no salão do Palácio Rio Branco (Praça Municipal). Na ocasião, textos e documentos históricos sobre a revolta serão lançados.

"Naquele momento estes líderes foram extremamente revolucionários para o seu tempo. Eles exerceram política em um momento que esse papel era restrito às pessoas da elite. Quem sabe agora com esse reconhecimento possamos olhar para as pessoas populares com um pouco mais de credibilidade e confiança", frisou a historiadora e doutoranda em história econômica pela Universidade de São Paulo, Patrícia Valim que participará da conferência.

"Revolta dos Búzios: Heróis Negros do Brasil", com Ubiratan Castro de Araújo, no centro.




Publicado pelo jornal A Tarde - em 12 de agosto, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário