♪ Nasce o sol a 2 de julho, brilha mais que no primeiro. É sinal que neste dia, até o sol é brasileiro ♪

sábado, 30 de abril de 2011

30 de abril de 1975 – Termina a Guerra do Vietnã

Quatorze anos depois da Casa Branca ter determinado o desembarque de tropas norte-americanas na Indochina para um ataque aberto contra o Vietnã do Norte, o então presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, ordenava, do mesmo local, a retirada às pressas dos últimos 904 norte-americanos que se encontravam em solo vietnamita. Apesar da retirada ter se realizado quase por completo após um acordo assinado pelos Estados Unidos dois anos antes, alguns contingentes militares permaneceram no local ajudando as forças do Sul.
O motivo pelo qual se ordenara a retirada imediata das tropas americanas fora a ocupação da capital Saigon – símbolo do governo sulista – pelo Exército vietcong (força comunista do Vietnã do Norte que recebia apoio da URSS), na madrugada do dia 30 de abril. A tomada da cidade, representou a derrota trágica dos Estados Unidos no conflito que matou mais de 2 milhões de pessoas, e a vitória dos aliados do norte.
“Nossa tarefa imediata será a de construir um Vietnã do Sul pacífico, independente e neutro, e trabalhar, passo a passo, pela reunificação de nosso povo através de meios pacíficos”, afirmou o Chanceler do Governo Revolucionário.
A tomada de Saigon fez parte de um plano muito bem preparado, no qual os pontos estratégicos da cidade foram ocupados em menos de uma hora pelos soldados vietcongs, que hastearam sua bandeira nos principais prédios da cidade, depois de terem sufocado imediatamente todos os pontos de resistência da cidade.


A unificação oficial, sob o nome de República Socialista do Vietnã, no entanto, só aconteceria em julho no ano seguinte, sem motivos de celebração: em decorrência da guerra, o país encontrava-se arrasado. As plantações estavam arruinadas (devido à utilização de desfolhiantes químicos por parte dos norte-americanos), cidades inteiras estavam destruídas e grande parte da população economicamente ativa do país fora morta durante o conflito, o que agravou seriamente os problemas econômicos da nova nação.
Mesmo com a ruína da União Soviética no fim do século passado, o regime socialista do Vietnã permaneceu de pé. Até hoje, o país unificado é regido pela corrente socialista, administrado pelo partido único do governo – o qual eliminou sua oposição assim que assumiu o poder.


Fonte: jblog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário