♪ Nasce o sol a 2 de julho, brilha mais que no primeiro. É sinal que neste dia, até o sol é brasileiro ♪

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sessão Especial vai homenagear historiadora Kátia Mattoso

A Assembléia Legislativa realizará na próxima sexta-feira (08/04), às 9h30, Sessão Especial proposta pelo deputado Zé Raimundo (PT), em homenagem à memória da historiadora Kátia Maria de Queiróz Mattoso. Na oportunidade será instituído o prêmio Kátia Mattoso de História da Bahia, patrocinado pela ALBA e pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA, para os melhores trabalhos relacionados à história da Bahia. 


Kátia Mattoso faleceu aos 78 anos, em Paris, em 11 de janeiro de 2011, e foi sepultada na Grécia, seu país de origem. Cientista política, historiadora e Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia, era titular da cadeira de História do Brasil da universidade de Paris-Sorbonne. Especializou-se em história econômica e social da Bahia (1750-1889), e história social da escravidão no Brasil (1549-1888).

"Sua contribuição para os estudos históricos, especialmente na história social da escravidão no Brasil foi inestimável", registrou o deputado Zé Raimundo, na justificativa do requerimento da sessão especial. 

Doutora em Ciência Política pela Universidade de Lausanne e em Letras e Ciências Humanas pela Universidade de Paris-Sorbonne, Kátia Mattoso teve fundamental importância na formação de diversos professores e pesquisadores. "A professora Kátia Mattoso formou toda uma geração de historiadores e professores estimulados a um olhar aprofundado na rica história da Bahia", afirmou o historiador Ubiratan Castro de Araújo, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon / SecultBA e idealizador da premiação.

Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Professora Emérita aposentada da Universidade de Paris V – Sorbonne escreveu, entre outras obras, ‘Ser Escravo no Brasil’ (Brasiliense, 1982) e ‘Bahia Século XIX – Uma Província no Império’ (Nova Fronteira, 1992).

Fonte: Fundação Pedro Calmon (fpc.ba.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário